segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Ideias e Táticas de Gestão de Conflitos em Equipes através da Liderança (+ Produtividade)

Os Conflitos Podem Reduzir a Produtividade de Uma Equipe?

O Conflito é Um Problema? Os Conflitos Devem Ser Eliminados, Incentivados ou Minimizados?

Os conflitos interpessoais são o “calcanhar de Aquiles” da grande maioria dos líderes, gerentes e chefes.

Isso não é à toa, pois as diferenças entre as pessoas e os embates que decorrem daí tomam boa parte do tempo dedicado à condução da equipe, reduzem a produtividade no trabalho e, muitas vezes, tornam insustentável a convivência entre as pessoas dentro das organizações.

Algumas teorias existentes na prática da Administração dão conta dos conflitos e propõem medidas alternativas para eliminá-los, reduzi-los ou pelo menos minimizar seus efeitos no ambiente organizacional.

Em geral, o conflito é visto como um problema a ser banido do ambiente de convivência e o gerente que não consegue este feito é taxado de incompetente.

Em um recente seminário sobre Liderança, os participantes foram incentivados a listar as principais palavras e conceitos relacionados a conflito:

  •  “Problema”, “confusão”, “atrito”, “desperdício”, “briga”, “crise”, entre vários outros, foram alguns dos termos citados.

Como era de se esperar, a grande maioria das palavras continha um caráter negativo, drástico ou mesmo impróprio de ser descrito aqui e nisso reside a primeira questão que se coloca ao gerente (ou outro gestor qualquer), ao lidar com os conflitos.

https://www.youtube.com/watch?v=rzit5dRxXxA

Observa-se uma grande dificuldade das pessoas em geral (principalmente aquelas envolvidas diretamente no conflito) de ver na diferença de opiniões, de percepções e de sentimentos a riqueza capaz de proporcionar a criatividade e a inovação que normalmente nascem da tensão e do confronto, mas que se escondem todas as vezes que a unanimidade superficial toma conta das equipes.

Em um mercado que exige novidades a cada instante, o conflito deveria ser estimulado e enaltecido como propulsor dos diferenciais competitivos fundamentais para a organização.

Assim, o conflito e seus subprodutos como a inovação, a criatividade e as mudanças, são banidos do ambiente organizacional em troca de uma suposta calma, ordem e tranquilidade apaziguadora, que uniformiza as opiniões, mantém o status da situação atual e preserva os paradigmas da organização.

Leia também: 44 Frases e Pensamentos para uma Liderança Influenciadora e Efetiva

Lidando com Oposições a suas Ideias na Equipe

Um dos maiores obstáculos ao fluxo da comunicação é a atitude de defesa das pessoas, cujas ideias e sugestões estão sendo avaliadas. Essa atitude de defesa tolhe a capacidade da pessoa para ouvir e considerar o que dizem.

Mas, se você acredita que sua ideia pode resistir ao rigor de um exame minucioso e imaginativo, siga as sugestões abaixo que o ajudarão a lidar com a oposição:

  •  Relaxe: é algo fácil de falar, mas difícil de fazer. Apoie as costas na cadeira e mantenha a expressão facial atenta, sem franzir as sobrancelhas. Convide as pessoas a discutirem abertamente suas ideias, pois dessa forma toma conhecimento do que os outros pensam. Quando você está relaxado, seus filtros estão abertos, podendo captar sugestões valiosas sobre como aperfeiçoar sua ideia.
  •  Escute: mantenha-se com as costas apoiadas na cadeira, contato visual e expressão facial atenta, demonstrando que valoriza o que está sendo dito. Não interrompa seu interlocutor, a menos que fique claro que deturpam sua ideia e estão desperdiçando tempo. Preste atenção às outras pessoas, pois se tiver que apresentar outros argumentos mais tarde, pode ser útil saber quem resiste à sua ideia e por que.
  •  Aceite: você não tem que concordar com quem o critica, mas é melhor aceitar que as pessoas que estão dirigindo, levam sua crítica a sério. Mesmo que você não diga coisas que entristeçam os outros, pode mostrar desaprovação em seu rosto. Portanto, cuidado com as expressões faciais. Esse tipo de comunicação não verbal dificilmente faz amigos e influencia pessoas (pelo menos a seu favor).
  • Faça de sua ideia uma questão do grupo: se você hesitar ao defender suas ideias, poderá se surpreender com alguém assumindo sua defesa; pois, provavelmente, essa pessoa não é sectária. Se uma ou duas pessoas lhe dirigem seus comentários e a discussão se torna enfocada e você deve torná-la uma questão do grupo, solicitando opiniões dos outros membros.
  • Responda: se uma discussão em grupo ainda deixa algo faltando, você pode querer manifestar sua reação a algum dos desacordos. Mas quando o fizer, dirija-se ao grupo, não ao seu crítico. Lembre-se que você fez de sua ideia uma questão do grupo, não a aceite de volta.
  1. Veja também: 30 Nomes Criativos para Equipes Vencedoras

Táticas de Conflito Interpessoal no Grupo

Os conflitos são inerentes à vida em grupo e a escassez de recursos para satisfazer todas as necessidades gera conflitos intermináveis.

As mudanças no grupo, seu crescimento e desenvolvimento resultam do modo como os conflitos são enfrentados.

O conflito não é danoso nem patológico, é uma constante da dinâmica interpessoal e reveladora do nível energético do sistema.

Ele possui muitas funções positivas porque rompe o equilíbrio da rotina, mobiliza energia latente do sistema, desafia a acomodação de ideias, desvenda problemas escondidos, aguça a percepção e o raciocínio, excita a imaginação e estimula a criatividade para soluções originais.

Existem várias maneiras de se lidar com o conflito, desde a simples negação até a resolução adequada; mas o primeiro passo nesse sentido é admitir a sua existência e que é preciso enfrentá-lo.

As modalidades de lidar com ele compreendem dois conjuntos de táticas:

a) Táticas de Luta / Fuga:

São as mais utilizadas, ainda que ineficazes.

Como tática de luta, temos a competição e como tática de fuga a repressão e a evasão.

A tática da competição implica reconhecer o conflito e engajar-se na luta aberta contra o adversário:

  • no mundo dos negócios a competição é plenamente aceita como mecanismo de melhoria de qualidade, crescimento e desenvolvimento das organizações e do país.

A competição entre as empresas é saudável e estimulante, bem como a competição intergrupal dentro de cada organização.

Entretanto, no âmbito do pequeno grupo fica mais difícil admitir a validade da competição interpessoal, tanto para a obtenção de sucessos individuais como para resolução de conflitos.

A tática de repressão se traduz no uso da força para aniquilar o conflito, com a figura da autoridade determinando que os litigantes cessem a disputa e, diante da ameaça de penalidades, as partes discordantes reprimem suas emoções, abstêm-se de discutir e controlam expressões comportamentais.

Um conflito reprimido pela força não desaparece, se recolhe ao estado latente; e assim que houver uma brecha no policiamento volta a se manifestar de forma ainda mais violenta

b) Táticas de Diálogo:

um grupo que se desenvolve como equipe aprende a utilizar outras modalidades de administração de conflitos chamadas de táticas de diálogo, incluindo o apaziguamento, a negociação, a confrontação e a resolução de problemas.

A tática do apaziguamento pressupõe a ajuda de outrem na administração do conflito, abrindo espaço para o diálogo, destinado inicialmente a aparar arestas e dar a oportunidade do desabafo de cada um dos contendores.

O apaziguamento propicia o encaminhamento da situação de conflito para uma negociação entre as partes envolvidas.

A tática da negociação não pode efetuar-se em contexto de fortes emoções, pois as negociações produtivas não acontecem durante uma rixa ou logo após a mesma.

É preciso recuperar razoável equilíbrio emocional para encerar o diálogo destinado a explorar condições, obstáculos e alternativas de solução do conflito.

A utilização da tática de confrontação exige maior habilidade de negociação entre as partes e de quem eventualmente participar como mediador.

Este deve ser alguém que goza da confiança de ambas as partes e funciona como elemento neutro, o qual se propõe a acompanhar, escutar e apoiar os esforços dos membros em desacordo, sem interferir no mérito da contenda.

O conjunto de condições que facilitam a dinâmica da confrontação é a mútua motivação positiva, o equilíbrio relativo de poderes entre as partes, a sincronização dos esforços, a atmosfera propícia à auto-exposição durante o diálogo, os apropriados meios de comunicação e um adequado nível de tensão.

A tática da resolução de problemas se inicia com o diálogo realizando-se em duas etapas: a diferenciação e a integração; sendo que a primeira compreende a exploração de percepções e sentimentos de ambas as partes, exercendo a função de alívio de tensões acumuladas e de “aquecimento” para a genuína comunicação.

Trata-se da etapa mais demorada e decisiva na administração de conflitos. Se a fase de diferenciação for bem conduzida a fase de integração leva à reformulação dos problemas existentes como tarefa participativa, ao estabelecimento de prioridades e à elaboração de alternativas para resolvê-las.

O artigo Ideias e Táticas de Gestão de Conflitos em Equipes através da Liderança (+ Produtividade) apareceu primeiro no Canal Guia Instituto Usuário Online.

domingo, 30 de dezembro de 2018

A Arte de Atrair Pessoas Qualificadas para sua Empresa (Definir o Perfil é a Chave)

 

Está difícil encontrar bons profissionais?

O processo de recrutamento não está funcionando?

Pois, você não está sozinho, conseguir atrair pessoas de qualidade precisa um pouco mais do que apenas divulgar uma vaga.

Atrair a pessoa certa é como uma arte, cada vaga merece uma personalização especifica.

Definição do perfil do candidato é vital para  atrair e recrutar o profissional certo

O desenvolvimento do processo de recrutamento de pessoas exige das empresas uma constante dedicação e percepção apurada das suas atuais necessidades em função das características que se deseja obter do profissional contratado.

A maioria das empresas possui uma central de dados armazenados no computador com informações importantes sobre os candidatos cadastrados como nome, idade, experiência profissional e suas qualificações.

Segundo Lacombe e Heilborn (2003), para a empresa obter sucesso na escolha do profissional é preciso analisar o perfil desejado, isto é, suas características pessoais e profissionais.

Para a definição do perfil correto é importante saber o que a empresa espera do candidato, mas para chegar a esse perfil ideal é preciso conhecer a cultura da empresa, seus valores e sua ética.

  • Se o candidato for ótimo, mas não tiver um perfil condizente com os valores, as expectativas e a estratégia da empresa provavelmente não conseguirá se adaptar à organização.

 Atualmente, muitas empresas estão passando por situações difíceis na hora de contratar, em que a quantidade de pessoas desqualificadas elimina qualquer possibilidade de emprego para elas.

O número de exigências feitas pelas empresas é cada vez maior devido a seu alto grau de comprometimento com a qualidade em seus produtos e serviços prestados.

Recrutamento é o processo de atrair um conjunto de candidatos para um particular cargo. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputá-lo. O mercado do qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos. Em outras palavras, a organização deve buscar candidatos dentro dela, fora dela ou em ambos os contextos.

Como encontrar pessoas de alto nível para compor sua equipe

A partir da fala do autor, entende-se que o processo de recrutamento é oferecer a vaga disponível para os candidatos no mercado de trabalho, atraindo-os para disputa desta vaga.

Sendo que é de responsabilidade da empresa buscar a pessoa mais qualificada, avaliando não somente as pessoas de fora, mas também os candidatos que já estão dentro da organização, praticando o recrutamento interno caso seja necessário.

Veja também: Economize na Hora de Contratar um Funcionário Investindo nos Profissionais de RH

É preciso exigir alguns pré-requisitos indispensáveis no recrutamento como à formação profissional, o tipo de experiência, as características de personalidade, os conhecimentos e as qualidades que o candidato deve possuir.

O processo de recrutamento, quando aplicado corretamente, irá extrair do mercado de trabalho pessoas de alto nível para preencher as vagas oferecidas pela organização, de acordo com as exigências do cargo.

Com este processo de recrutamento, a organização apenas buscará o melhor candidato entre os melhores já pré-selecionados deste amplo mercado de trabalho.

Aprender e refinar o processo de seleção continuamente

As empresas terão muitos desafios no decorrer de suas atividades, pois as mudanças impostas pelo novo cenário mundial, onde a tecnologia decola e as empresas necessitam desses novos recursos para ajudá-la nesse ambiente competitivo rumo aos seus objetivos e metas.

  •   Pontes (2001, p.24), descreve:

Talentos valorizam as oportunidades que têm para aprender e utilizar novas competências no ambiente de trabalho. Apreciam receber novas responsabilidades e sabem que esse é o melhor caminho para crescer na carreira.

 É fundamental para atrair e reter talentos que além de programas de gestão de pessoal, flexíveis e reajustados à nova realidade contemporânea, a empresa mantenha um ambiente de trabalho sadio, motivador, voltado ao progresso, de contínuo desenvolvimento de pessoas e que reconheça as que fazem a diferença.

O texto A Arte de Atrair Pessoas Qualificadas para sua Empresa (Definir o Perfil é a Chave) foi postado pela primeira vez no Blog Guia Instituto Usuário Online.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Seja um Profissional Focado em Resultados (Aumente seu Valor)

 

Os profissionais mais procurados atualmente no mercado de trabalho são aqueles com perfil voltado para resultados ou focado nestes.

Mas é importante refletirmos um pouco na seguinte questão:

  • o que significa ser um profissional voltado para resultados ou possuir o perfil adequado para estas vagas?

Para muitas organizações o profissional voltado para resultados é aquele que busca atingir as metas fixadas com determinação exclusiva, não dando tanta importância a como foi feito.

Para outras o profissional deve possuir todas as qualidades de um líder, concentrado diariamente em atingir os objetivos de sua função, mesmo que a ética seja esquecida eventualmente.

https://guiaituonline.com.br/livros-carreira-profissional/

Para outras ainda deve possuir uma visão global do mercado de atuação e mostrar desempenho acima da média, com dedicação além do horário normal de trabalho, incentivando seus subordinados a segui-lo.

Porém, há alguns aspectos muito subjetivos que fazem parte de uma profissão e que necessitam de ser valorizados ou repensados.

Vejamos o caso de um médico que atende pacientes através de convênios, onde a quantidade de pessoas atendidas por hora é a sua meta, não importando muito a qualidade do atendimento.

O mesmo acontece com aquele vendedor ou representante comercial, mais preocupado com a sua cota mensal a ser atingida do que a capacidade de absorção dos clientes, sem avaliar o risco de crédito, atrasos nos pagamentos ou o tempo necessário para o giro das mercadorias adquiridas.

Ou ainda aquele assistente administrativo que trabalha horas por dia tão concentrado no que faz, mas sem possuir a visão necessária de todo o processo do qual ele é parte integrante e, consequentemente, da sua influência positiva ou negativa nos resultados, de acordo com seu empenho e dedicação.

Mas afinal, como saber se somos ou estamos voltados para os resultados do nosso negócio ou da empresa onde trabalhamos?

Será que não deveríamos prestar mais atenção aos detalhes que compõe uma atividade, na disciplina exigida, nas pessoas que fazem parte dos diversos processos de uma organização, muitas das quais são gerenciadas ou influenciadas por nós?

  • São valorizados pelo seu esforço e dedicação?
  • E quanto às diversas atividades de nossa responsabilidade?
  • São realizadas com o máximo de organização, planejamento e eficácia, sempre buscando seu aperfeiçoamento?

Como prestar ao nosso cliente interno ou externo de nossos produtos e serviços um atendimento tão bom e diferenciado que o faça sentir nossa falta, valorizando o nosso trabalho e, consequentemente, a marca da nossa empresa e o sucesso do nosso negócio?

Isto tudo sem citar a imprescindível qualidade em tudo que se faça.

Será que não é justamente o conjunto de todos estes fatores que compõe um profissional voltado para resultados, focado no que faz?

Depois de uma análise profunda e detalhada sobre o perfil deste profissional tão procurado e valorizado pelas empresas, surge a pergunta:

Nós temos este perfil profissional? Estamos sintonizados com esta forma de pensar e de agir?

 

O artigo Seja um Profissional Focado em Resultados (Aumente seu Valor) foi postado primeiramente no Site Guia Instituto Usuário Online.

domingo, 4 de novembro de 2018

44 Frases de Liderança Empresarial para Liderar Equipes Motivadas e Vencedoras

Lista de Frases sobre liderança.

Aqui estão algumas das frases mais marcantes dos maiores lideres da história.

Aprecie, reflita e usa estas palavras para se tornar um líder melhor.

 44 Frases de Liderança de Grandes Líderes

Um líder é um vendedor de esperança. Napoleão Bonaparte

 

Liderança é baseada em imaginação, não dominação; em cooperação, não intimidação. William Arthur Ward

 

A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer. Harry Truman

 

Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo. Margaret Thatcher

 

Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo. Joe Namath

 

A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia. Norman Schwarzkopf

 

Você pode medir um líder pelo tamanho dos desafios que ele assume. Ele sempre procura algo do próprio tamanho.
John C. Maxwell

 

Para um líder, subir em um palco e ser aplaudido não é tão gratificante quanto estar na plateia, aplaudindo as pessoas que ele desenvolveu para estarem lá! Alfredo Martini Júnior

 

Grandes líderes inspiram a grandeza em outras pessoas. Star Wars

 

Os líderes são amigos da interação. Augusto Cury

 

A função da liderança é produzir mais líderes, não mais seguidores. Ralph Nade

 

 

Um líder não é alguém a quem foi dada uma coroa, mas quem foi dada a responsabilidade fazer sobressair o melhor que há nos outros. Jack Welch

 

Meu alvo não é formar seguidores que resultem em uma multidão. Meu alvo é desenvolver líderes que se transformem em um movimento.  John Maxwell

 

Liderança está diretamente associada à competência na construção de relacionamentos com valores nobres e sobre bases sólidas. Alfredo Martini Júnior

 

Liderança é fazer o que é certo quando ninguém está olhando. George Van Valkenburg

 

Liderança é ação, e não posição. Donald McGannon

 

Quando o líder efetivo dá o seu trabalho por terminado, as pessoas dizem que tudo aconteceu naturalmente. Lao-Tsé

 

O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.  Augusto Cury

 

O verdadeiro líder não tem necessidade de liderar - contenta-se em apontar o caminho. Henry Miller

 

Inovação distingue entre um líder e um seguidor. Steve Jobs

 

É difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar a cavalo. Adlai Stevenson

 

O líder de visão é capaz de incentivar, traçar metas, alcançar objetivos e acreditar na possibilidade de sua
equipe tornar-se vencedora. Helgir Girodo

 

 

Quem não escolhe o árduo caminho da Liderança deve ser sábio para escolher a que líder seguir.
Alfredo Martini Júnior

 

A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. Abraham Lincoln

Frases mentalidade e auto conhecimento do líder

A maior tarefa de um ser humano é ser líder de si mesmo e a maior tarefa de um líder é sair da plateia, entrar no palco de sua mente e ser autor de sua própria história. Augusto Cury

 

O verdadeiro LÍDER aprende com seus liderados, e, deles colhe aquilo que NELE precisa ser melhorado. Sidclei Galo

 

Nisso não há professor, não há aluno, não há líder, não há guru, não há mestre, não há salvador. Você mesmo é o professor, o aluno, você é o mestre, você é o guru, você é o líder, você é tudo. Jiddu Krishnamurti

 

Quem respeita o governador e não respeita a faxineira,não é um líder,e sim um interesseiro. Leandro Karnal

 

A primeira pessoa que você lidera é a si próprio. John Maxwell

 

Liderar com eficiência é saber deixar o orgulho de lado. Talvez esta não seja uma dica para sua carreira, mas sim para sua vida. Rafael Russon

Frases do líder com seguidores

Os sentimentos elevados vencem sempre no final; os líderes que oferecem sangue, trabalho, lágrimas e suor conseguem sempre mais dos seus seguidores do que aqueles que oferecem segurança e diversão. Quando se chega a vias de fato, os seres humanos são heroicos. George Orwell

 

Líderes não forçam pessoas a os seguir – eles as convidam para uma jornada. Charles Lauer

 

O verdadeiro LÍDER aprende com seus liderados, e, deles colhe aquilo que NELE precisa ser melhorado...
Sidclei Galo

 

Você não luta por um líder. Você luta pela causa de um líder. Teen Wolf

Frases de atitudes do líder

Qualquer um que queira ser um líder entre vocês, deve primeiro ser o servidor. Se você optar por liderar, deve servir.
Jesus Cristo

 

Um bom líder toma um pouco mais de sua parte na culpa e um pouco menos de sua parte no crédito.
Arnold Glasgow

 

Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo. Se você quiser liderar, deve servir. Jesus Cristo

 

Frases que mostram a  diferença entre líder e chefe

Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente. Fernando Pessoa

 

As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia. Franklin Roosevelt

 

Questionar quem deve ser o chefe, é como discutir quem deve ser o saxofonista num quarteto: evidentemente, quem o sabe tocar. Henry Ford

 

Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder. Públio Cornélio Tácito(Historiador)

 

O gerente pergunta ‘como’ e ‘quando’; o líder pergunta ‘o quê’ e ‘por que’. Warren Bennis

Provérbios de liderança

Jogue-me aos lobos, e voltarei liderando a alcateia. Provérbio

 

Não ande atrás de mim,talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente,talvez eu não queira seguido. Ande ao meu lado,para podermos caminhar juntos. Provérbio Ute

O texto 44 Frases de Liderança Empresarial para Liderar Equipes Motivadas e Vencedoras apareceu pela primeira vez no Canal Guia Instituto Usuário Online.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

4 Métricas para Extrair Ouro e Satisfação dos Clientes Online (+ Vendas + Conversões)

Por que seu cliente abandona o carrinho de compras?

O que faz seu lead desistir de uma compra online no final do funil?

Vou responder estas perguntas e ajudar seu canal de vendas online a vender mais.

Para começar é preciso seguir seu cliente...

Os consumidores e clientes B2B usam ferramentas online para pesquisar e comprar produtos e eles deixam um rastro de dados valiosos no caminho.

Esta mina de ouro está despertando um interesse sobre a análise de mídias sociais e web entre as empresas,.

Estes dados são uma imensa oportunidade de entender melhor seus clientes e prospects

O objetivo é prover maior engajamento aos usuários e experiências relevantes que os faça navegar com mais eficiência e, portanto, permanecer mais tempo no website da empresa, diz Eric Hansen, CEO do SiteSpect.

O analista da Forrester, Joe Stanhope, discute que o clima financeiro conturbado é outra razão porque as empresas estão focando em análise.

Nós estamos tecnicamente fora da recessão, mas tem sido uma longa recuperação, ele diz.

Com orçamentos apertados, as empresas querem se certificar que cada centavo vai otimizar suas estratégias de marketing.

Sabendo que o web Analytics pode identificar problemas e oportunidades, empresas tem adotado cada vez mais ferramentas para analisar e entender o comportamento online dos clientes.

Nem tudo são flores . . .

Contudo, algumas organizações recusam a perspectiva de embarcar em um complexo projeto de analise que visa compilar dados de todos os pontos de contato on-line.

Experts recomendam começar com ferramentas básicas que proporcionem uma visão ampla, e então acrescentar análises mais profundas para mais detalhes.

Aqui estão quatro métricas comuns que as empresas podem usar para começar:

1.  Determinar a taxa de rejeição do cliente:

Simplesmente captar uma pessoa para visitar o seu site não é suficiente.

Se os clientes estão visitando a homepage de uma empresa e não estão explorando a fundo, existe um problema.

O analista de pesquisa da Gartner, Bill Gasman diz que mesmo ferramentas básicas como o Google Analytics são um ponto de partida para observar a taxa e rejeição.

https://www.youtube.com/watch?v=D103ypJ2FF8

Ele também recomenda construir relatórios em formato de funil, que representam onde os clientes estão caindo, pontuando áreas que necessitam de melhoras.

Também é importante acertar quais clientes tem valor de negócio, porque eles estão no site, e o que eles estão fazendo.

Isto ajudará a determinar em quais clientes focar os esforços de retenção.

2. Rever as sessões pelas quais o cliente passou

A jornada de compras não é sempre retilínea.

Por exemplo, clientes acessam um site de uma empresa, escolhem itens que desejam comprar, mas ao invés de fazer a compra, abandonam o carrinho e vão embora.

É crucial para uma empresa entender porque isso aconteceu, e se o cliente encontrou um obstáculo em algum ponto durante o processo, que causou o abandono da compra.

Quaero, diretor da Analytics Roman Lenzen, usa o exemplo de um cliente procurando por um quarto de hotel, e vai pulando de um site para outro.

Entender comportamentos dá às empresas mais clareza de quem é o cliente, o que ele está procurando, e quando é o melhor momento para comunicar-se com ele.

Gassman diz que uma boa ferramenta para determinar as razões pelas quais clientes abandonam um site antes de completar a compra deve ser um software que permite que os analistas revejam as sessões pelas quais o cliente passou.

Assim pode-se conseguir e entender qualquer frustração ou bloqueio que o consumidor tenha encarado ao usar o site.

3. Medir atribuições de campanhas online

Hoje em dia, as expectativas do cliente são complexas, levando em conta quem não pensa duas vezes sobre usar diferentes mídias para o mesmo propósito, como por exemplo, usar um laptop, smartphone e tablet para acessar a internet e comprar online.

Em alguns casos, usam vários canais para uma compra:

  • talvez procurando um produto em seu smartphone, mas completando a compra usando laptop.

O Stanhope da Forrester diz que as empresas estão tentando entender todos os passos digitais de seus clientes e prospects (possível novo cliente).

Marketeiros querem entender quais canais de fato fazem a diferença e qual combinação de canais funciona.

Os atributos das análises são desenhados para ajudar os profissionais de marketing a entender quais de seus esforços estão funcionando e quais não estão.

O fundador do “Web Metrics guru”, Marshall Sponder, diz que muitas empresas estão combinando uma infinidade de métricas, como taxas de rejeição e taxas de abertura, para obter uma imagem mais holística.

4. Categorizar o impacto das redes sociais nas vendas

Usar painéis de controle para medir opiniões e menções, bem como o impacto daquela atividade social, é essencial para classificar a atividade dos clientes online.

De acordo com o SiteSpect da Hansen, o objetivo das métricas e monitoramento de mídias sociais é entender como uma marca está influenciando os usuários. Contudo, influência é algo obscuro e difícil de medir, ele adverte.

Mas, “quando feita da maneira certa, a análise de mídias sociais é preciosa”, diz Scott McCartney, gerente de vendas e marketing da eClerx.

O Gassman da Gartner cita como exemplo uma manufatura de chocolates que estava recebendo críticas em canais sociais, e usando análise determinou que ao invés de prejudicar a empresa, os comentários negativos estavam trazendo novos negócios.

Se não soubessem disso, eles teriam reagido de uma forma diferente e tentado silenciar algo que estava trabalhando em seu favor, disse ele.

Este texto 4 Métricas para Extrair Ouro e Satisfação dos Clientes Online (+ Vendas + Conversões) foi postado primeiramente no Canal Guia Instituto Usuário Online.

domingo, 28 de outubro de 2018

7 Melhores Formas de Reconhecer a Equipe e Valorizar os Membros (Foque nas Necessidades)

Como o Líder Deve Reconhecer o Trabalho do Seu Colaborador?

Qual a Importância de Um Elogio?

Desde a hora de seu nascimento o ser humano procura o reconhecimento.

Conforme a Teoria das Necessidades Humanas – Abraham Maslow – dentro de cada um de nós existe a necessidade de sabermos que, de alguma forma, nós fazemos a diferença para alguém.

  • O reconhecimento é tão necessário para o crescimento e o bem-estar de uma pessoa quanto o alimento e a habitação.

O trabalho tem a capacidade de satisfazer muitas das nossas necessidades, desde que tenhamos a sorte de trabalhar com um verdadeiro Líder.

Atenda as necessidades do deu time para obter o resultado desejado

O Líder do novo mercado empresarial sabe que suas próprias necessidades – e as da empresa – só poderão ser satisfeitas se forem satisfeitas as necessidades de seus colaboradores.

Além disso, ele também sabe como atender essas necessidades de forma a beneficiar mutuamente todos os interessados.

Talvez a principal tarefa de um líder seja manter sua equipe motivada, pois quando as pessoas se sentem dessa forma elas agem como vencedoras.

https://www.youtube.com/watch?v=tL8zGSx_Muo

Quando os colaboradores são reconhecidos pelas suas realizações eles se sentem importantes e, diante disso, eles dão o melhor de si a fim de obter mais reconhecimento.

Ou seja, trata-se de um ciclo que se perpetua.

O Reconhecimento Como Membro de Uma Equipe

Como vimos todos nós temos necessidade de ser reconhecido como indivíduos, mas também temos a necessidade de ser reconhecidos como integrantes de um grupo e quando essa equipe é vencedora obtemos um benefício extra.

O reconhecimento do grupo é importante porque nem todos têm a capacidade de sobressair individualmente como vencedor, mas todo mundo pode se destacar contribuindo e fazendo parte de uma equipe vencedora.

Existem várias maneiras de o Líder passar reconhecimento aos seus colaboradores:

  • Elogio: A maioria das pessoas se realiza com um simples elogio e, às vezes, palavras são tudo o que elas precisam.
    • Sendo assim, quando o Líder reconhecer seus colaboradores mediante o elogio ele deve escolher bem suas palavras e certificar-se de que elas refletem adequadamente o que ele pensa, em relação à pessoa que está sendo elogiada.
  •  Avaliação de Desempenho: Esse tipo de reconhecimento permite que o colaborador saiba como o Líder se sente em relação a ela e oferece uma prova permanente desse reconhecimento.
    • Além disso, o documento de “Avaliação” é de extrema importância para o crescimento e o progresso do profissional do colaborador.
    • Sendo assim, o Líder deve apresentar ao colaborador que está sendo avaliado a relação das suas principais realizações no período, sendo específico em cada uma delas.
  • Promoções: Às vezes, essa é a única forma de reconhecimento que satisfará um colaborador.
    • Diante disso, o Líder deve verificar de que a promoção é merecida e certificar-se de que não está promovendo um funcionário apenas por medo de perdê-lo.
  •  Maior Autoridade: Quando o Líder expande a capacidade de decisão de um colaborador, no fundo ele está dizendo a esta pessoa que está satisfeito com as decisões que ela tomou no passado.
  • Reconhecimento Financeiro: Assim como ocorre com as promoções de cargos, existem ocasiões em que a recompensa financeira é o único caminho de reconhecimento que satisfará um colaborador.
    • Mas, ao conceder um aumento ou uma bonificação a um colaborador o Líder deve associá-lo ao desempenho desse colaborador, deixando que ele saiba o que fez para merecê-lo.
  • Surpresas e Regalias: Ao reconhecer um colaborador surpreendendo-o com atos de consideração extraordinários, o Líder estará transmitindo uma sincera admiração pelo seu trabalho e como ser humano.
    • Uma outra forma de recompensar as pessoas é conceder-lhe privilégios especiais quando assim o merecerem como chegar um poço mais tarde ou sair um pouco mais cedo, por exemplo.
  • Trabalhar Lado a Lado Com o Colaborador: Arregaçar as mangas e trabalhar junto é uma das melhores formas do Líder demonstrar admiração pelos colaboradores, pois essa atitude fala mais alto do que qualquer palavra.

Reconheça seus colaboradores da melhor forma (para ele)

O Reconhecimento sempre deverá ser moldado para cada um, pois as pessoas têm necessidades diferentes e consequentemente precisam ser reconhecidas de formas diferentes.

Alguns – por exemplo – precisarão de mais elogios que outros e o Líder deverá reconhecer o colaborador não pelo o que pensa dele, mas sim pelo que fez por merecer. Sendo assim, o Líder deve ter cuidado para não demonstrar qualquer favoritismo.

Este post 7 Melhores Formas de Reconhecer a Equipe e Valorizar os Membros (Foque nas Necessidades) foi postado anteriormente no Blog Guia Instituto Usuário Online.

Novos Hábitos de Consumidores Afetam Programas de Fidelidade (+ Parcerias + Marketing)

Dados do mercado americano mostram que os clientes não estão mais se inscrevendo em qualquer programa de fidelidade.

Eles agora escolhem o que melhor se adapta às suas necessidades e estilo de vida.

Um consumidor americano médio tem por volta de 18 cartões de fidelidade em sua carteira.

Com o acumulo de cartões de fidelidade, a tendência crescente é de que as estratégias de fidelização dos comerciantes serão bastante impactadas.

Os consumidores estão escolhendo só os melhores para eles e concentrando suas recompensas e ganhos no programa que oferece o maior retorno:

  • o que está ligado ao seu cartão de crédito preferido.

As Parcerias estratégicas para fidelizar novos consumidores necessárias

Os empresários, reconhecendo a amplitude da mudança de lealdade de seus clientes, agora estão buscando parcerias com os maiores bancos e companhias aéreas do país para construir a afinidade que estão desenvolvendo com seus clientes.

Estes programas de recompensa “vinculados a cartões” permitem com que os comerciantes possam atingir os mesmos objetivos que tem seus programas de fidelidade – melhorar a frequência e os gastos do seu cliente –  sem forçá-los a gerir recompensas em outro programa.

O consumidor simplesmente ganha pontos extras, dinheiro de volta ou milhas em sua conta de recompensa favorita para que possa usar seu cartão de pagamento já existente com um comerciante participante.

Inicialmente, os programas vinculados a cartões oferecem uma vasta rede com centenas de milhões de cartões de crédito e débito, proporcionando aos comerciantes um incrível alcance e precisão dos objetivos.

Pesquisas apontam novos hábitos de clientes em relação a programas de fidelidade

De acordo com dados da Colloquy (empresa americana de pesquisa e publicações de fidelidade), enquanto o consumidor de hoje participa de 18 programas de fidelidade, ele ou ela só está ativo em oito deles.

Como resultado, os consumidores estão buscando formas de obter mais recompensas que os favoreçam ao invés de participar de dezenas de programas.

Dados da Cartera Commerce (empresa de programas vinculados a cartões) durante a temporada de compras do Natal passado mostram que as vendas on-line conduzidas através de Web sites de recompensa dos programas vinculados a cartões subiram 88% comparando ao mesmo período dp ano anterior.

Esta foi uma taxa de crescimento 4 vezes maior que os 21% de crescimento do e-commerce citado pela comScore durante o mesmo período.

Este aumento do interesse em ganhar prêmios extras resgatando ofertas vinculadas a cartões é a prova de que para resgatar mais recompensas,  os consumidores (que têm cada vez menos tempo) estão reunindo seu poder de compra, provavelmente à custa de programas de fidelização específicos de cada comerciante e de cartões co-branded.

Clientes querem cada vez mais recompensas na troca de seu pontos

Empresas que pensam que já conquistaram a fidelidade devem dar um passo para trás e avaliar como eles estão conduzindo a afinidade com a marca em todos os segmentos de seus clientes, incluindo a chamada ‘long tail’ (a longa cauda da curva de valor de clientes, onde estão os clientes de menor valor), que pode representar uma parcela significativa da receita.

Isso não quer dizer que os próprios programas de fidelização dos comerciantes não prosperem mais e não gerem lucratividade.

É que os programas específicos de uma marca apelam apenas para os melhores clientes desta marca, que são os que realmente compram o suficiente para conseguir algo valor desse comerciante em troca de seus pontos.

Para o resto da base de clientes do comerciante, o marketing vinculado a cartões pode ser uma estratégia de fidelização complementar que maximiza os gastos e participação de mercado dos consumidores que preferem ganhar recompensas alternativas.

Veja o que dizem especialistas em fidelizar clientes através de programas de retenção

https://www.youtube.com/watch?v=8psVHYQq_7M

O apelo inicial dos programas vinculados a cartões de oferecer estas recompensas alternativas era puramente para aquisição de clientes.

E, enquanto a aquisição continua sendo a principal atração, as empresas estão agora adicionando ofertas de fidelidade a este mix, sem canibalizar seus próprios programas de fidelidade.

O marketing vinculado a cartões permite que as empresas atinjam segmentos específicos de clientes utilizando os dados transacionais destes cartões de parcerias.

Talvez as empresas queiram alcançar os clientes que não compram com eles com muita frequência, ou compravam com frequência, mas em algum momento desapareceram.

Análise de dados e comportamento aliado ao marketing é a chave da nova fidelização

As redes vinculadas a cartões oferecem o poder de dados transacionais privados e anônimos que ajudam os comerciantes a adquirirem novos clientes e atraírem clientes que gastam pouco para que gastem mais.

Em certo sentido, as recompensas vinculadas a cartões são uma perfeita rampa de acesso a um programa específico de marca:

  • Se os clientes frequentarem o comerciante e desfrutarem desta experiência, eles podem ficar mais propensos a participarem do programa de fidelidade deste comerciante.

As recompensas e as atuais ofertas centradas nos clientes de hoje, estão forçando os comerciantes a repensarem não apenas a respeito de suas estratégias de aquisição de clientes, mas também sobre a sua lealdade e suas estratégias de retenção.

Os profissionais de marketing do comércio que tiram proveito do conhecimento de big data e das préticas de  marketing dos emissores de cartões de crédito nacionais e companhias aéreas – cujos programas de recompensas do cartão de marketing tornaram-se "topo da participação" e "top-of-mind "– são agora capazes de atingir com precisão não apenas seus não clientes, mas também seu segmento de clientes menos visíveis que têm “fidelidade dividida”.

Com ofertas sem atrito na moeda favorita desses clientes, os comerciantes têm agora uma maneira de trazer esses volúveis clientes de volta para as lojas, o que é, finalmente, o objetivo de qualquer programa de fidelidade.

 

O artigo Novos Hábitos de Consumidores Afetam Programas de Fidelidade (+ Parcerias + Marketing) apareceu anteriormente no Guia Instituto Usuário Online.