quinta-feira, 14 de novembro de 2019

A Poderosa Arte de Falar em Público para a Sociedade [você também pode]

Quem não se comunica, se trumbica. Chacrinha

A arte de falar em público sempre foi algo muito mais poderoso do que apenas passar uma mensagem através da fala.

Vimos através da história muitas mudanças que o poder que um grande orador pode causar no mundo.

A arte de falar em público e persuadir pode tanto ser usado para o bem como para o mau.

Pessoas com Mahatma Ghandi, Nelson Mandela e Mather Luter King usaram o poder de sua oratória e influenciaram milhares de pessoas a seguirem sua nobre causa.

Já outras pessoas como Adolf Hitler, aproveitaram-se das dificuldades e fragilidades emocionais momentâneas das pessoas e usaram esta mesma ferramenta pra persuadir pessoas a fazerem coisas deploráveis.

A nossa sociedade precisa de bons oradores

Mas a arte de falar em público não é uma ferramenta poderosa apenas para pessoas que querem mudar o mundo, ela também e a principal ferramenta utilizada por muitas pessoas valiosas para a sociedade.

Um belo exemplo são os empresários que empregam sua palavra a fim de liderar seus colaboradores e gerar resultados em seus negócios.

Muitos homens de negócios também utilizam seu poder de orador para fazer o marketing e a venda de seus produtos e serviços.

O que seria da Apple sem o poder de Steve Jobs em demonstrar e encantar seus clientes a cada apresentação de um novo produto?

E os professores, para muitos são com eles que temos o primeiro contato com uma pessoa que não fala apenas com você e sim para um grupo de alunos.

É também através do incentivo dos professores que provavelmente iremos falar em público pela primeira vez na apresentação de algum trabalho escolar.

A arte de falar em público também nos trás divertimento, o que seria de nós sem os comediantes que com poucas palavras nos fazem chorar de rir.

Temos ainda os palestrantes que nos ensinam, motivam e nos fazem agir e tomar ações juntamente com outras milhares de pessoas.

O que dizer do poder de Paulo Storani em fazer mais mil pessoas gritarem gaúcho ao mesmo tempo, após uma rápida e eficiente preparação em uma palestra no Rio Grande do Sul.

Outros profissionais da fala muito importantes para nós são os advogados que através de sua oratória defendem nossos interesses nos tribunais.

E atualmente, qual a importância da comunicação através da fala para a sociedade?

Vivemos em um momento onde novas formas de comunicação surgem a todo instante.

Desde a época do surgimento do rádio até agora, onde através dos nossos celulares podemos falar com o mundo inteiro, a arte de falar em público nunca foi tão popular, ou seja, ela deixou de ser algo exclusivo a pessoas que estudaram e foram preparadas para isto.

Um belo exemplo desta nova era da comunicação é Rick Chester, um simples vendedor de água nas praias do Rio de Janeiro, que através de um vídeo de um minuto ensina pessoas desempregadas a gerarem uma renda para seu sustento pedindo R$10 emprestado para iniciar um negócio para vender água.

O vídeo publicado na internet foi tão impactante que teve o poder de transformar a vida de Rick, ele hoje é um dos palestrantes mais requisitados do país e já palestrou até na prestigiada universidade de Harvard.

https://www.youtube.com/watch?v=5ikZc5fhHkg

Com a popularização dos vídeos online surgiu então um novo tipo de orador, os chamados influenciadores digitais.

Os influenciadores digitais são pessoas que falam e gravam vídeos sobre assuntos aos quais são apaixonados e juntos influenciam milhões de pessoas a pensarem e agirem de acordo com suas ideias.

E neste mundo digital, assim como na vida real, há pessoas que usam o poder da oratória tanto para o bem como para o mau.

Cada vez mais comuns são as falsas promessas feitas por pessoas que sabem persuadir em proveito próprio ou para denegrir alguém ou alguma instituição – estão aí as nocivas fake News.

Felizmente tão rápido quanto surgem uma fala com más intenções, também surgem pessoas falando e derrubando as falsidades.

E qual será o poder da arte de falar em público no futuro?

Acredito que quanto mais a comunicação se desenvolve mais poder terão as pessoas que possuem a habilidade de influenciar através da sua oratória.

E como em toda história até aqui teremos os oradores bem e mal-intencionados, quanto a estes últimos espero que a tecnologia evolua até um ponto, onde as pessoas que usem a arte de falar em público de forma prejudicial a sociedade, sejam emudecidos e percam o seu poder.

Assim poderemos livremente apreciar, ser influenciados e motivados por artistas da fala do bem.

Muito obrigado pela sua atenção!

Por Rodolfo Noetzold de Oliveira

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terça-feira, 12 de novembro de 2019

O Líder Moderno Deve Abandonar a Cultura da Empresa e Criar um Clima Favorável

A cultura certa faz seu negócio prosperar!

Se você lidera uma unidade de negócio – uma equipe, um departamento ou uma empresa – você já pensou sobre a cultura corporativa?

Você já leu sobre como ter a cultura certa leva a resultados excepcionais.

Acerte a cultura, os gurus dizem, e o resto vai magicamente cuidar de si mesmo.

E você acredita se você é ou já foi parte de uma equipe de alto desempenho.

Tudo faz sentido, é divertido, e os resultados fluem.

O problema surge quando você tenta pegar seu time atual, que não é ruim, mas não tem nada de especial, e mudar a cultura.

É difícil, não é?

Os gurus dizem para escrever uma declaração clara da missão, alinhar com os valores, e comunicar (em excesso).

Isso funcionou para você? Acho que não.

Aqui está o por quê:

  • A cultura é relativa, varia de dia para dia e de indivíduo para indivíduo. Não é algo que o líder pode controlar. É uma variável dependente, não independente. A cultura é um resultado e não um input.

https://guiaituonline.com.br/lideranca-empresarial/

Pense no clima, não na cultura

Ah. OK.

Isso se encaixa na minha observação do mundo real.

Mas então como faço para levar minha equipe atual a níveis mais elevados de desempenho?

Bem, a cultura não é uma variável que o líder controla, mas o clima é.

Você define o clima para a sua unidade.

O clima sim é um input.

  • Que comportamentos você reconhece e recompensa?
  • Qual é o seu nível de energia?
  • Os seus funcionários sentem que você confia neles? Como você lida com a gestão do stress e a resolução de conflitos?
  • Como você reage ao fracasso? (Na verdade, não vamos chamar de fracasso. Chamaremos de “aprendizagem”.)

O líder tem uma enorme influência sobre o clima em sua unidade.

O líder determina o tom.

A grande descoberta da liderança…

Aqui está a descoberta:

  • Se você promover o clima certo, você terá direito a cultura.

https://www.youtube.com/watch?v=Mtjt8jqxR_w

Vários anos atrás, observei um jovem líder rodeado por uma cultura de reação e pânico.

Embora fosse uma empresa bilionária e negociada publicamente, era essencialmente um negócio familiar.

Quando o fundador dizia, “Pulem!” – o que aconteceu muitas vezes – a resposta culturalmente adequada era: “Quão alto?”

Períodos de “aperto financeiro” foram um acontecimento comum.

A maioria dos gerentes de nível médio saía de uma reunião onde havia sido repassada uma diretiva de corte de custos ou melhoria dos lucros, e jogava a responsabilidade em seus subordinados:

“Encontrem uma maneira de cortar X mil dólares”.

O jovem líder tomou um caminho diferente

Ele passava um tempinho em seu escritório, recolhia seus pensamentos, e traçava um plano.

Então ele iria informar sua equipe da missão, mas também fornecer o contexto, a orientação, e uma abordagem.

Mais importante, ele mudou a paisagem emocional.

Ele criou um buffer e um pequeno oásis de razoável calma.

Ao longo do tempo a cultura de sua unidade mudou.

Decisões e gestões do negócio tornaram-se mais colaborativas.

Os subordinados aprenderam a pensar em vez de apenas fazer.

O jovem líder definiu o clima e mudou a cultura dentro da sua pequena área de influência.

A propósito, sua unidade também aumentou as vendas em 19% e os lucros em 46 % sobre o ano anterior.

De adulto para adulto versus de pai para filho, mudando a cultura como clima certo

A mesma ideia de criar um clima para uma mudança de cultura foi incorporada em um recente discurso de um especialista sobre estimular a inovação nas empresas.

Ele adaptou os conceitos de Análise Transacional ao local de trabalho, dizendo:

“Se você quer acender mais inovações, você tem que interagir com os seus colaboradores de adulto para adulto, em vez de pai para filho”.

Que ideia mais poderosa e uma metáfora clara.

Quando você tem um clima de cima para baixo, de comando e controle, pai e filho, em que tipo de cultura geralmente resulta?

Empregados que, em sua maior parte, colorem dentro das linhas e fazem o que lhes é pedido.

Uma nova missão, provavelmente não vai mudar isso.

Valores realinhados podem até mudar isso, mas a definição de um novo clima lhe dará a peça que faltava: como fazê-lo.

Um caso de sucesso e resultados obtidos por um líder focado no clima do seu time

Eu vi a mesma coisa, como cliente, em uma empresa que entregava um grande serviço e trabalhava excepcionalmente bem em equipe.

Fiquei intrigado, então eu falei com o gerente da unidade.

Ele explicou que seu antecessor havia contratado vendedores com problemas financeiros e problemas com bebida, que “tinham que vender para comer.”

Isso criou uma desconexão com o target de alta renda e com o materiais high-end de marketing fornecidos pela sede da empresa

https://www.youtube.com/watch?v=ZDdfIvfpki0

.

O novo gerente fez várias mudanças no clima da unidade, começando com a contratação de um modelo diferente e mais profissional de vendedores.

Ele alinhou os processos de marketing com os de venda – e com o cliente alvo.

Mas ele também acompanhou todas as medidas chave de desempenho, compartilhando informações financeiras e resultados livremente em toda a unidade, e modelou integridade e paixão para o negócio.

Ele conseguiu enormes melhorias nos resultados de negócios de sua unidade.

Mas a realização mais importante foi que ele havia estabelecido um novo clima, que resultou em uma cultura que impressiona o cliente. Isso é raro.

Depois de conversar com ele e ouvir sua história, eu não estava de todo surpreso quando ele foi rapidamente promovido a um papel muito maior na sede.

As boas e más notícias sobre a cultura da organização…

Acertar na cultura é extremamente importante para alcançar resultados superiores, mas a cultura não é controlável para líderes empresariais.

No entanto, a cultura é o resultado do clima, e  líderes podem definir o clima de sua unidade.

A definição de um clima que produz uma cultura de alto desempenho é difícil.

É preciso uma liderança real. E criatividade.  Energia. Flexibilidade. Princípios. Perseverança. Mas funciona.

E é extremamente gratificante.

Boa sorte!

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segunda-feira, 11 de novembro de 2019

8 Dicas Como Ler Melhor e Rápido, de Forma mais Produtiva em 2020 [entendendo tudo]

Hoje em dia tudo tem que ser rápido e eficiente.

E no nosso desenvolvimento também, quanto mais rápido você ler, mais conhecimento você adquire.

No artigo que você vai ler hoje darei 8 dicas práticas para melhorar sua velocidade de leitura sem perder a eficiência do conteúdo que você ira conseguir reter.

Preparado para uma leitura rápida?

1.Entenda os princípios da leitura dinâmica.

Você não precisa necessariamente dominar todas as técnicas de leitura rápida para ler mais. Entender os princípios básicos já ajudam.

O principal fator de uma leitura lenta é a vocalização do que se lê, uma tendência que pegamos lá atrás quando aprendemos a ler o famoso be-a-bá.

Você lê a palavra e a repete mentalmente, como se estivesse lendo para você mesmo. Só que o olho é muito mais rápido do que a “boca” (mesmo que uma boca mental) e conseguir desligar esse vocalizador — que muitas vezes nem nos damos conta que estamos usando — acelera bem a leitura.

A leitura dinâmica completa objetiva desligar completamente esse processo, mas se você tentar ler simplesmente sem repetir mentalmente cada palavra já vai conseguir ler mais em menos tempo.

Se, depois, você gostar do resultado pode procurar livros e aplicativos que ajudem a avançar o tema.

2. Conforme-se com o fato de que você não vai lembrar cada detalhe do livro

Para todos nós que não temos memória fotográfica a tendência pode ser de ficar prestando atenção a cada palavra, a cada descrição e cada nome de um livro, romance ou não ficção.

Desencane. Uma hora depois você só vai lembrar dos pontos mais gerais da história e uma ou outra coisa que lhe cativou especificamente.

Por isso não há nada demais em ter velocidades diferentes de leitura de acordo com o trecho. “chato… chato… chato… opa! legal isso”.

Seu cérebro naturalmente vai se interessar mais ou menos por algumas partes do livro.

Muita gente vai me odiar por essa dica, ela é bem cruel com os autores, que se preocuparam tanto com a descrição de cenários incríveis mas nem sempre nosso cérebro está na “sintonia” correta para formar as imagens mentais.

Não é para você pular algumas partes, mas dar uma pequena acelerada.

https://guiaituonline.com.br/livros-carreira-profissional/

3. Não gostou do livro? Desista e parta para a próxima

Eu tenho como princípio nunca sair no meio de um filme.

Mas um filme é um compromisso de 2 a 3 horas, um livro pode demorar dias ou semanas para ler até o fim. No caso de livros do Stephen King ou do George R. R. Martin então…

Por isso se o livro não lhe cativar no primeiro capítulo desista e parta para outra. Seu tempo vale mais que isso.

Ano passado minha lista de leitura poderia ter sido muito maior se eu não tivesse gasto semanas lendo uma boa parte do livro A Dança da Morte até decidir que o Stephen King estava completamente perdido na história.

Vou ver a minissérie feita para a TV para saber como termina a história e pronto. Não deu.

4. Leia em qualquer lugar!

É aí onde os livros eletrônicos brilham muito.

Você não precisa de uma “hora da leitura”, apesar de esta também ser uma boa dica.

Leve dezenas de livros no seu bolso para serem lidos eletronicamente em qualquer lugar.

Antes de uma reunião, na sala de espera do médico, no metrô…

Leve sempre seus livros com você.
ler livros eletrônicos mais rapido

Você pode até achar o papel um meio físico melhor (eu também acho) mas é melhor ler um livro digital naquele momento em que sua esposa está comprando um sapato do que não ler livro nenhum.

O que nos leva à próxima dica…

5. Use o pequenos tédio a favor da produtividade da sua leitura

De novo o raciocínio do “é melhor que nada”.

Sim, o ideal era sentar em um lugar calmo, confortável e ler várias páginas de uma só vez.

Mas, vamos reconhecer, quem consegue isso hoje em dia?

Então é melhor ler pelo menos um parágrafo naquele momento de espera e micro-tédio.

Nas férias da Disney eu cheguei a ler nas intermináveis filas dos brinquedos, feliz da vida.

Sem o livro eletrônico seria muito mais complicado ficar levando um bloco de papel na já lotada mochila.

6. Não leia na cama

Esta dica eu li num post falando sobre como pegar no sono mais rápido.

Você precisa ensinar ao seu corpo de que a cama é para dormir e… né?

Aplicado à leitura o problema é que ao deitar para ler um livro você está dizendo ao seu corpo “hora de dormir” e não vai conseguir avançar muitas páginas.

Por mais confortável que seja o ideal é procurar outro canto

. Assim você não atrapalha nem a leitura nem o sono.

A menos, claro, que você queira usar a leitura noturna como uma descompressão, um relaxamento antes de dormir.

Só não espere ler dezenas de livros assim. ;-)

7. Leia mais de um livro ao mesmo tempo

Não, não estou falando para abrir dois livros e sair lendo! Eu sempre estou lendo dois livros ao mesmo tempo: um romance e um não ficção.

Assim, dependendo do meu estado de espírito, eu escolho um ou outro para ler.

Eu prefiro não misturar os assuntos para não dar um nó na cuca, mas alguns podem achar essa mistura interessante.

https://www.youtube.com/watch?v=voXglRV4X_o

8. Entenda que você provavelmente está lendo mais do que nunca, mas talvez não leia tantos livros

No fim das contas abrace a mudança e não se sinta culpado por ler menos livros se você lê mais revistas, blogs, jornais, etc.

Além de ver mais filmes, séries, jogar mais videogame…

No fim das contas ler é uma diversão e se você está consumindo informação e entretenimento em outros meios você não deve se culpar por isso.

Ler é incrível, uma experiência pessoal e única e algo que, como falei acima, pode ser feito em lugares onde seria impossível ver um filme ou jogar um jogo.

Espero que as dicas ajudem você a ler mais livros este ano.

E, claro, se tiver alguma outra dica deixe aqui nos comentários, blz?

Abraço e boa çeitira

 

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domingo, 3 de novembro de 2019

18 Frases sobre Vendas para Vendedores de Sucesso [motivacionais + metas]

"Quando você esquece de contar uma boa história sobre seu produto, o preço do produto pega o cliente de surpresa." Ricardo Jordão

frase de vendas pra surpreender o cliente

Os seus clientes mais insatisfeitos são a sua maior fonte de aprendizagem. Bill Gates

frase clientes insatisfeitos bill gates

Quem decide não está interessado em conversar sobre "Quais são as minhas necessidades"; eles estão interessados em conversar com quem tem alguma coisa criativa para falar. Ricardo Jordão Magalhães

como encontrar a pessoa que decide a venda

Há apenas um chefe. O cliente. E ele pode despedir qualquer pessoa na empresa, desde o presidente até ao último empregado, simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar.  Sam Walton

 

Um líder é um vendedor de esperança. Napoleão Bonaparte

líder vendedor de esperança

Enquanto você não for 100% claro sobre quem é seu cliente, você nunca vai encontra-lo – Ricardo Jordão Magalhães

Frase vendedor Ricardo Jordão sobre clientes para vendas

Para ser bem sucedido, o desejo pelo sucesso deve ser maior que o medo de falhar. Bill Cosby

 

Em vendas como na medicina, prescrição antes do diagnóstico não é uma boa prática. Tony Alesandra

 

Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho. Coleman Cox

 

Pensamento pequeno gera vendas pequenas. Guilherme Machado

 

A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai. Confúcio

 

Um bom vendedor, além de apresentar produtos, serviços e ideias, vende sonhos e desejos para as expectativas de seu cliente. Fagner Gouveia

 

A esperança morre no primeiro insucesso; a ambição sobrevive à última derrota. Walther Waeny

 

Vender a primeira vez não é tão difícil, a competência está em vender sempre para o mesmo cliente. Paulo Eduardo Dubiel

 

A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor é agora. Provérbio Chinês

 

Vender a primeira vez não é tão difícil, a competência está em vender sempre para o mesmo cliente. Paulo Eduardo Dubiel

 

Nossa força maior não está na capacidade de pensar, mas em algo mais poderoso: o poder de controlar e direcionar nossos pensamentos para onde quisermos. Napoleon Hill

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quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Como Sair da Corrida dos Ratos: 3 Atitudes para Enriquecer

Você já sentiu como se estivesse preso em um ciclo?

Você só trabalha e trabalha cada vez mais, mas parece que as contas aumentam na mesma proporção com que você trabalha. Ou então pior, aumentam ainda mais.

Quando você conversa com seus amigos e familiares estão todos na mesma situação. Atualmente todo mundo está sempre muito ocupado e trabalhando muito. Hoje em dia as pessoas se orgulham em dizer que estão trabalhando muito e não têm tempo pra nada.

Mas por que será que todo mundo está trabalhando tanto, mas ao mesmo tempo parece ter a sensação de não sair do lugar?

Ao menos a maior parte da população parece passar por isso.

Enquanto que existem algumas poucas pessoas que têm sucesso e riqueza acima da média. E muitas vezes não parecem trabalhar tanto quanto os outros.

Bom, a diferença dessas pessoas para a maioria é que elas conseguiram sair da Corrida dos Ratos.

Elas conseguiram sair desse ciclo onde cada vez nós trabalhamos mais sem sair do lugar.

E o objetivo deste artigo é apresentar 3 atitudes que essas pessoas têm e que fizeram elas chegarem onde estão.

O Que é a Corrida dos Ratos?

Corrida dos Ratos é um termo utilizado por Robert Kiyosaki, autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre.

No livro ele descreve a Corrida dos Ratos como sendo esse ciclo onde, desde pequenos, nós somos ensinados que precisamos estudar muito no colégio, para tirar boas notas e conseguir entrar em uma boa faculdade.

Na faculdade, novamente precisamos tirar boas notas para conseguir um bom emprego.

Com este bom emprego passamos a ser bem remunerados, então podemos comprar um bom carro e uma casa. Mas com esse carro e casa, nossas despesas aumentam na mesma proporção.

Então é preciso se qualificar ainda mais, possivelmente fazendo uma pós-graduação, para que consigamos uma promoção no trabalho. Agora nosso salário aumentou novamente.

Assim é possível comprar um carro melhor, passar a viajar mais com a família, e quem sabe até se mudar para um bairro melhor na cidade.

Mas novamente os gastos com todas essas mudanças aumentam muito, então é preciso estudar mais, a fim de ganhar mais dinheiro, e o ciclo continua.

Esta é a famosa Corrida dos Ratos. Estamos sempre buscando aumentar a nossa renda, e quando conseguimos aumentá-la, elevamos nossos gastos na mesma proporção.

https://www.youtube.com/watch?v=tGA904oohMw

Como Sair da Corrida dos Ratos

Segundo o autor, a maior parte das pessoas passa a sua vida inteira na Corrida dos Ratos. Afinal, nós somos ensinados desde criança que isso é o que devemos buscar.

Mas algumas poucas pessoas conseguem sair deste ciclo, e estas são as pessoas que realmente conseguem enriquecer.

E como que os ricos fazem isso? Como que eles saem da Corrida dos Ratos?

A principal diferença entre os ricos e as demais pessoas, é que, as pessoas que estão na Corrida dos Ratos passam suas vidas trabalhando pelo dinheiro. Vendendo suas horas em alguma empresa.

Enquanto que os ricos fazem o dinheiro trabalhar a seu favor.

Ou seja, os ricos conseguem gerar renda passiva, que trabalha para eles mesmo enquanto estão descansando.

E para ter essa renda passiva, existe algo em específico que os ricos fazem, que é construir ativos.

As pessoas que realmente conseguem sair da Corrida dos Ratos passam a sua vida construindo ativos, ao invés de passivos.

Veja a diferença. As pessoas que estão presas na Corrida dos Ratos, sempre que ganham mais dinheiro, realizam o sonho de comprar um carro melhor ou uma casa melhor.

Entretanto, este bens são todos passivos. Ou seja, eles tiram dinheiro do nosso bolso. Enquanto que os ativos colocam dinheiro no nosso bolso.

Essa é a principal diferença entre as pessoas ricas e as pessoas pobres. Os ricos passam suas vidas comprando e construindo ativos, enquanto os pobres compram passivos, que apenas vão tirar mais dinheiro dos seus bolsos.

E aliado a esse pensamento de comprar ativos, os ricos também tem algumas crenças e algumas atitudes nas quais se baseiam para conseguir alcançar a riqueza.

Atitudes para Enriquecer

Portanto, vamos listar 3 dessas atitudes que os ricos empregam em suas vidas para conseguir enriquecer.

ganhar dinheiro e enriquecer investindo

Sacrificar o presente pelo futuro

Perceba como quem está preso na Corrida dos Ratos, sempre que ganha algum dinheiro, já quer ter a recompensa imediata. Já quer realizar os seus sonhos todos agora. Já compra o carro ou a casa que sempre sonhou.

Mas ao fazer isso, ao antecipar nossos sonhos, além de estar adquirindo passivos, muitas vezes nos endividamos.

Ou seja, esses bens que adquirimos, vamos ter que passar anos ou até mesmo a vida inteira pagando.

E a maior diferença entre as pessoas ricas é que elas entendem que não podem antecipar os seus sonhos. Elas também querem o carro e a casa dos sonhos, mas têm consciência de que existe um momento para adquiri-los.

Por isso que ao invés de utilizar o dinheiro extra ganho com trabalho e estudo comprando passivos e antecipando sonhos, eles utilizam este dinheiro para comprar ativos.

Assim desde cedo esses ativos começam a trabalhar a favor deles. Pode ser pouco no início, mas eles entendem que no longo prazo eles terão ativos tão grandes que será possível sair da Corrida dos Ratos.

Ou seja, eles sacrificam o conforto presente, para ter um conforto muito maior no futuro.

Então por exemplo ao invés de comprar um carro hoje quando ganham dinheiro, eles preferem continuar andando de ônibus, e utilizam esse dinheiro em aplicações financeiros ou para adquirir e criar novos negócios.

Assumir a responsabilidade

Essa atitude está inteiramente relacionada à forma de pensar dessas pessoas.

A maioria das pessoas que ainda estão presas na Corrida dos Ratos, quando algo não acontece da forma que gostariam em suas vidas, elas têm o costume de colocar a culpa em algum fator externo.

Seja a economia que está ruim, os políticos que roubam seu dinheiro, a crise que o país está passando, ou até mesmo alguém que lhe fez algo.

Mas ao fazer isso, você está dizendo a si mesmo que não tem controle sobre a sua vida. Está dizendo que a sua vida depende desses fatores alheios e que você não pode fazer nada.

Já as pessoas ricas pensam diferente.

Elas assumem a responsabilidade por tudo que lhes acontece, seja de bom ou ruim. Então se algo não acontece como planejado, ao invés de ficar reclamando, elas pensam no que erraram, o que aprenderam e o que podem fazer para que não aconteça novamente.

No momento em que você assume a responsabilidade por tudo na sua vida, você reivindica o poder para mudar qualquer coisa nela.

https://guiaituonline.com.br/dfc/

Pensamento de abundância

Outra atitude que essas pessoas têm também está na forma de pensar. Elas possuem o pensamento de abundância, e não de escassez.

E no que consiste isso?

A maior parte das pessoas acredita que há uma quantidade limitada de riquezas no mundo.

Colocando de outra forma, são aquelas pessoas que acreditam que para que alguém consiga ganhar dinheiro, outra precisa perder. Mas isto não está correto, e pensar dessa forma não vai lhe levar muito longe.

As pessoas ricas não pensam dessa forma, até porque elas entendem que não é assim que a economia funciona.

A riqueza pode ser criada. E tudo o que é criado e desenvolvido passa a ter seu próprio valor intrínseco, e a contar para a totalidade de riquezas do planeta.

Para enriquecer de verdade, e conseguir sair da Corrida dos Ratos, é preciso desenvolver a mentalidade de ganha-ganha.

Que se resume em:

"como que eu posso criar algo de valor, que também vai gerar valor para outras pessoas, de forma que todos saiam ganhando?"

Estas são apenas algumas das atitudes que as pessoas ricas empregam em suas vidas. E se você conseguir entender e realmente aplicá-las também, estará muito mais perto de sair da Corrida dos Ratos.

 

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quinta-feira, 24 de outubro de 2019

As 7 Principais Objeções em Vendas [com exemplos de como contornar]

Você perde ou já perdeu vendas por não saber o que responder a um cliente?

ou

Não sabe como contornar as objeções em vendas?

Vou listar aqui as principais objeções em vendas de qualquer tipo de produto ou serviço.

Também vou mostrar exemplos de como contornar estas objeções e fechar mais vendas.

Se você respondeu "sim" a uma das perguntas acima então este conteúdo vai te ajudar a vender mais.

Vamos lá?

Objeção 1: Cliente diz que "não têm dinheiro"

Meu amigo vendedor, nunca acredite quando o cliente diz que não têm dinheiro.

Dizer que não têm dinheiro é uma desculpa padrão, para não dizer esfarrapada, que os clientes dão para quase tudo.

Se o cliente der está objeção no começo da conversa então é certo que ele está tentando se defender.

Muitas vezes vai no automático mesmo.

Cabe a você mostrar o valor do seu produto ou serviço para que o cliente perceba que estará pagando muito pouco pelo o que ele vai receber.

Vamos para a próxima objeção?

Objeção em vendas 2: Vou dar uma pensada e te retorno

O cliente dizer que vai pensar é outra objeção (desculpa) clássica.

Mais uma vez o cliente está se defendendo de uma eventual compra errada por não ter se convencido que seu produto ou serviço irá resolver seu produto.

Aqui o truque para contornar a objeção é investigar mais afundo.

Pergunte a ele sobre o que ele precisa pensar e que informação ajudaria ele a decidir.

Veja agora outra dica de como contornar a objeção em vendas "eu tenho que pensar"

https://www.youtube.com/watch?v=yAo78wuNmPg

Objeção em Vendas 3: têm outra empresa cobra um preço mais baixo

Aqui podem ser duas as causas da objeção:

  • o cliente não percebeu seu produto como melhor do que outros similares;
  • ou ele está realmente querendo apenas ganhar um desconto;

Pergunte de quem aonde ele viu um preço menor.

Se o produto não for idêntico ao seu argumente com qualidades a mais de seu produto ou serviço.

Também é legal perguntar se o preço é o único impedimento para ele fechar o negócio, se ele responder que sim você possui duas opções;

  1. Mantenha o preço e valorize seu atendimento;
  2. De o desconto para ganhar um cliente no futuro;

Objeção 4: seu produto / serviço é muito caro

Está é clássica e possui relação com a anterior.

Seu cliente pode realmente achar caro o produto pelo o que ele oferece ou pode estar apenas tentando ganhar um desconto.

Seja qual for a situação esta objeção sempre surge devido a sua incapacidade de fazer o cliente ver o valor de seu produto.

Aqui o exemplo  mais prático de descobrir a real objeção é concordar com o cliente e em seguida perguntar.

  • O senhor poderia dizer o motivo de achar o XXX caro?

Veja também a dica do Ricardo Jordão para a desculpa do "tá caro"

https://www.youtube.com/watch?v=W0thZYTUXyQ

Objeção de vendas 5: Não confio e você

Bom, nesta objeção em vendas você tem que ser bom de ler nas entrelinhas.

Muitas vezes o cliente, por educação, não vai dizer diretamente que não confia em você.

Então o vendedor deve prestar bastante atenção as palavras e postura pessoal.

Se o cliente ficar muito na defensiva é provável que ele não se sinta seguro em fazer negócios com você.

Para contornar esta objeção você vai precisar provar sua qualidade.

Você pode fazer isto mostrando casos de sucesso de pessoas que usaram seu produto ou contrataram seu serviço.

Se o seu produto ou serviço for bem novo você pode dar garantias de retorno do dinheiro caso o cliente não fique satisfeito.

Mas o melhor mesmo nesta situação é tentar antecipar esta objeção obtendo a confiança do cliente o mais sedo possível.

Objeção 6: Não preciso do seu produto / serviço

Esta é uma objeção muito comum em vendas diretas ou ativas.

Neste tipo de abordagem o vendedor deve buscar fazer o cliente perceber um problema que ele nem mesmo sabe que possui.

Caso a abordagem não seja eficaz e o cliente não veja necessidade ou urgência em resolver o problema ele vai dizer que não precisa.

Aqui o serviço do vendedor começa bem antes de conversar com o cliente.

O profissional de vendas precisa saber qual o perfil de seu cliente para abordar pessoas que possam ter o interesse em seu produto.

Ou seja, dificilmente você vai conseguir vender luvas para quem não possui mãos.

Caso o seu cliente diga que "não está interessado" contorne a objeção como no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=3RsogK3BR_E

Objeção 7: Envie a proposta por email, me deixa seu catálogo ou passa o mês que vem

Este trio de exemplos de objeções possuem algo me comum com a anterior.

Se o seu produto não interessa ao seu cliente ele poderá responder com uma das desculpas acima.

Já caso você saiba que seu cliente irá se beneficiar do que você está oferecendo ele até pensa em explorar isto mais a frente.

Porém sua argumentação não foi forte o suficiente para o cliente ver o problema como urgente.

Neste caso vale apena insistir um pouco mais com uma abordagem diferente.


E aí amigo, gostou das dicas de hoje para contornar as principais objeções que todo vendedor vai precisar enfrentar um dia?

Comenta aí abaixo qual dica das objeções em vendas lhe foi mais útil.

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quinta-feira, 17 de outubro de 2019

As 10 Principais Mudanças na Reforma Trabalhista [bom ou ruim?]

Vivemos em um mundo de mudanças. . .

. . .algumas boas outras ruis . . .

...o certo é que tudo está sempre mudando.

A Reforma Trabalhista gerou fortes impactos nas relações empregatícias e modalidades de atuação de inúmeros profissionais.

Prevista pela lei 13.467 de 2017, essa alteração interferiu em mais de 100 tópicos da CLT - a Consolidação das Leis de Trabalho, uma conquista dos anos de 1940 que está se tornando obsoleta e precisa ser atualizada.

A publicidade em torno da Nova Reforma Trabalhista trouxe essa transformação como uma avanço para as relações de trabalho no Brasil.

Sem duvidas que este é um tema polêmico, se as mudanças são boas ou não dependente muito de como cada um será afetado por elas.

Para algumas empresas pessoas vai proporcionar contratar mais pessoas, por outro lado alguns cargos perderão força.

O certo é que passados dois anos desde que a alteração na lei entrou em vigor, ainda aguardamos muitos dos resultados e  benefícios previstos, assim uma consultoria trabalhista pode lhe orientar a como se agir nesta situação.

Para sintetizar os principais pontos da Nova Reforma Trabalhista, elencamos algumas das mudanças mais significativas.

Confira os 10 pontos mais relevantes das novas leis e regras do trabalho.

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Mudanças da Nova Reforma Trabalhista

Como as novas leis trabalhistas podem afetar seu trabalho ou emprego.

1. Tempo à disposição do empregador

  • ANTES: a CLT via como serviço efetivo todo o período que o funcionário permanecesse à disposição do seu empregador, fosse executando ou aguardando ordens;
  • DEPOIS: o tempo de permanência do trabalhador na empresa não é considerado como tempo à disposição do empregador. Sendo assim, momentos como intervalos de descanso, alimentação e troca de uniformes não são remunerados.

2. Banco de horas

  • ANTES: compensações de horas extra eram negociadas por meio de acordo coletivo;
  • DEPOIS: compensações podem ser negociadas entre patrão e empregado, via banco de horas.

3. Jornada de trabalho

  • ANTES: independentemente da área de atuação, a jornada de trabalho de 12 x 36 era permitida apenas mediante negociação coletiva;
  • DEPOIS: empresas e instituições atuantes na área da saúde podem estipular a jornada de trabalho de 12 x 36 por meio de acordo individual.

4. Intervalo intra-jornada

  • ANTES: trabalhos com jornada que excede 6 horas contínuas deviam conceder intervalo de descanso de ao menos 1 hora e no máximo 2 horas. Caso não fosse concedido esse período integralmente, o empregador deveria pagar hora extra + 50% sobre a hora integral;
  • DEPOIS: foi estipulado o intervalo intra-jornada de 30 minutos desde que previsto em acordo coletivo. Caso o intervalo não seja concedido ou seja concedido parcialmente, o empregador paga apenas o acréscimo de 50% e somente sobre o período suprimido.

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5. Férias

  • ANTES: férias podiam ser usufruídas em até 2 períodos ao longo do ano, desde que superiores a 10 dias consecutivos;
  • DEPOIS: férias podem ser usufruídas em até 3 períodos. Um deles deve ter ao menos 14 dias consecutivos e os demais podem ser de somente 5 dias consecutivos. Fica vetado o início de férias dois dias antes de repouso remunerado ou feriados.

6. Período de amamentação e insalubridade de gestantes

  • ANTES: até os 6 meses de idade, a mãe tinha o direito de 2 intervalos de meia hora para amamentação do filho. Gestantes e lactantes eram automaticamente afastadas de atividades insalubres até o fim da gestação ou lactação;
  • DEPOIS: o(s) intervalo(s) para amamentação deve(m) partir de um acordo individual entre a funcionária e o empregador. Gestantes e lactantes só seriam afastadas de atividades insalubres se for emitido um atestado médico que fizesse essa solicitação, mas a polêmica em torno da questão inverteu a orientação e o atestado deve ser apresentado para que a funcionária tenha autorização médica para trabalhar em condições insalubres.

7. Trabalho autônomo

  • ANTES: era considerado autônomo o trabalhador que exercesse suas atividades sem vínculo empregatício;
  • DEPOIS: é possível contratar trabalhadores autônomos de forma contínua ou esporádica e com ou sem exclusividade. Os profissionais podem atuar sob qualquer modalidade e sem a necessidade de serem considerados empregados. Em contrapartida, o autônomo pode se recusar a fazer as atividades solicitadas pelo contratante, desde que se garanta a aplicabilidade de cláusulas contratuais de penalidade. As atividades realizadas também devem ser conciliáveis com o contrato.

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8. Trabalho intermitente

  • ANTES: não havia previsão na CLT;
  • DEPOIS: é permitido que profissionais exerçam suas atividades de forma esporádica e para diferentes empregadores com assinatura da carteira de trabalho. É considerado trabalho intermitente aquele que prevê subordinação, mesmo que não contínua. O empregador pode convocar o funcionário com pelo menos 3 dias de antecedência e o mesmo terá até 1 dia para responder ao chamado. O pagamento é efetuado ao final do período da prestação do serviço.

9. Extinção do contrato de trabalho

  • ANTES: contratos com mais de 1 ano de duração era rescindidos com a presença do sindicato da categoria;
  • DEPOIS: foi determinada a dispensa da assistência sindical.

10. Rescisão por acordo

  • ANTES: a rescisão contratual por acordo não era permitida por lei, embora fosse praticada em alguns casos;
  • DEPOIS: a rescisão pode ser feita por acordo e com o pagamento de metade do aviso prévio e da multa sobre o saldo do FGTS. Este, por sua vez, pode ter 80% do valor retirado mas sem direito a seguro-desemprego.

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Nos vemos no próximo post! Até lá!

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