No Dia dos Namorados deste ano, eu decidi usar um serviço online de entrega de flores que eu nunca tinha utilizado.
Eu tinha ouvido falar do serviço e uma oferta promocional que eles estavam oferecendo enquanto ouvia a um programa de rádio que sempre ouço.
Embora as flores tenham chegado a tempo, fazendo a minha esposa feliz, os e-mails posteriores que recebi do serviço me deixaram descontente.
Desde que fiz o pedido há duas semanas, recebi uma enxurrada de e-mails do serviço de entrega.
As primeiras mensagens informavam o status do meu pedido, inclusive quando ele estava sendo enviado, a data prevista de entrega, etc.
Como muitos clientes, eu aprecio essas atualizações.
Depois que as flores foram entregues, a empresa enviou um e-mail me pedindo para participar de um breve questionário online para medir a minha satisfação com a experiência.
Novamente, isso não me incomoda.
Eu reconheço que a empresa está tentando aprender mais sobre mim e que medidas, se for o caso, eles podem tomar no futuro para melhorar a minha experiência e a de outros clientes como eu.
Mas desde então, os e-mails continuam a chegar quase diariamente, cada um oferece uma oferta diferente ou repetidamente me lembram sobre outras promoções sobre as quais eu já havia sido notificado.
Em suma, tornou-se um pouco incômodo.
Parafraseando a minha filha adolescente,
“Cara, eu não mando flores esse tanto de vezes!”
Infelizmente, muitas empresas seguem uma abordagem semelhante de inundar os clientes e prospects com uma enxurrada constante de ofertas de e-mail na esperança de que um ou mais vai ficar.
https://www.youtube.com/watch?v=QvnMmdAvnIU
Veja nos links abaixo mais informações do Ricardo Jordão (autor do vídeo):
O que muitos comerciantes não parecem perceber é que estes tipos de táticas podem se voltar contra eles, pois irritam os clientes e faz com que estes não queiram fechar negócios com suas empresas.
Em contrapartida, alguns profissionais de marketing investem seu tempo para tentar entender melhor o que os seus clientes de alto valor e clientes de alto valor potencial desejam e, em seguida, criam mensagens relevantes para melhor atender às suas necessidades e preferências.
Recentemente, enviei uma nota ao serviço de entrega floral pedindo-lhes para me enviarem e-mails mais relevantes, e em menor quantidade.
Tomara que eles prestem atenção.
Caso contrário, vou ter que dar o próximo passo e pedir para me removerem de sua base de cadastros, o que nunca aconteceria se eles tivessem tido paciência para tentar me conhecer como cliente, em primeiro lugar.
E aí, como sua empresa se comunica com seus potências clientes? Comente aí . . .
Este texto Envie aos Seus Clientes um “Buquê” de Mensagens Relevantes em 2020 foi criado pela primeira vez no Site Guia Instituto Usuário Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário