sábado, 15 de julho de 2017

Você tem Perfil Empreendedor?

O empreendedorismo é característica essencial para um bom empresário. Ele impulsiona um negócio, levando-o a crescer e se destacar no mercado. É graças à visão empreendedora que existem histórias de gente que começou do zero e acabou em capas de revistas contando como conseguiu transformar um momento de dificuldade na oportunidade certa para formar um império.

 Por outro lado, sem essa qualidade fundamental, o empresário está fadado à estagnação. Para garantir sucesso nos negócios, o segredo é saber empreender.

Se você abriu uma empresa e quer dirigi-la de forma inteligente, a primeira coisa que deve ter em mente é que o perfil empreendedor pode ser construído! Profissionais que trabalham em áreas como marketing derrubaram o mito de que a criatividade é um dom e hoje sabem que qualquer ser humano pode inovar se usar as técnicas certas e treinar o cérebro para isso. Com o empreendedorismo não é diferente.

Há algumas iniciativas e hábitos que podem ser adotados para ajudá-lo a se tornar um empresário de sucesso!

1 – Aprenda a identificar as oportunidades

A maioria das pessoas que fica desempregada vai procurar um novo trabalho. O empreendedor fará diferente! Ele é aquele que sabe identificar oportunidades. Ele vai abrir o próprio negócio, aproveitando os conhecimentos que tem sobre os processos de produção e o comportamento econômico do setor. Também é graças a essa característica que grandes empresas constantemente ampliam o ramo de atuação.

Gestores à frente de corporações de sucesso enxergam as oportunidades de exploração do mercado e lançam nele produtos e serviços para atender a novos nichos. Portanto, informe-se e estude sobre o mercado em que irá atuar para identificar as oportunidades.

2 – Aja!

De nada adianta identificar uma boa oportunidade de negócio e ter uma ideia inovadora, se ela não for concretizada. Planos, apenas, não significarão o desenvolvimento da empresa ou melhores lucros. Ações, sim! O empreendedor não tem medo de agir.

Um bom empresário precisa ousar e tomar decisões nos momentos certos. São essas iniciativas que possibilitarão o crescimento do negócio. Claro que tudo deve ser feito com responsabilidade, afinal, um empreendedor não é um aventureiro. Pelo contrário! E esse é justamente o tema do tópico abaixo.

3 – Corra riscos calculados
O empreendedor sabe correr riscos. Ele se lança em novos projetos e não tem medo de investir seu dinheiro nas oportunidades que lhe aparecem. Porém, tudo é feito de forma calculada. Um verdadeiro empreendedor faz pesquisas de mercado, estuda de forma minuciosa os procedimentos necessários para implantação do possível negócio e mede detalhadamente todos os prós e contras. Ele só vai investir se essa balança apontar índices vantajosos e seguros.

O importante é ter tudo bem planejado e conseguir trabalhar com uma margem bastante curta para a possibilidade de insucesso.

4 – Planeje o presente e o futuro
Um empresário deve ter amplo controle das finanças, manter-se longe de longos financiamentos e dívidas, trabalhar com capital de giro adequado e possuir um fundo reserva para investimentos futuros. O empreendedor é organizado e sabe que planejamento é a alma de qualquer negócio. Ele alcança esse cenário tão positivo simplesmente porque planeja! Um gestor eficiente consegue estabelecer metas e as persegue de forma a garantir o crescimento dos negócios.

5 – Seja comprometido e persistente
Preguiça e desistência são palavras que o empreendedor não conhece. Ele é altamente comprometido com o próprio negócio. O empresário que sabe empreender tem gosto pelo trabalho e persiste em seus planos até conseguir colocá-los em prática. Como vimos no terceiro tópico, antes de ingressar em um novo projeto, ele terá feito vários estudos que indicarão os passos necessários para a implantação e estará ciente da viabilidade financeira. Portanto, estará preparado para enfrentar as dificuldades e dedicará todos os seus esforços para alcançar seus objetivos.

6 – Exija qualidade
O empreendedor é perfeccionista. Ele exige de seus funcionários que os produtos e serviços tenham máxima qualidade e quer que a empresa alcance um alto nível de excelência. O empresário com visão empreendedora tem essa característica simplesmente porque quer ser o melhor. Ele não cogita a possibilidade de ver a concorrência prestando um serviço mais eficiente do que aquele oferecido na sua empresa. Assim, ele garante a satisfação dos clientes e o sucesso dos negócios!

7 – Motive sua equipe
O empreendedor sabe que não consegue trabalhar sozinho. Por isso, ele vai encontrar meios eficientes de motivar a equipe: pode ser um plano de gratificações, um bônus no final do mês ou um elogio. O que importa é valorização dos colaboradores. Dessa maneira, o verdadeiro empreendedor vai conseguir fazer com que os funcionários acreditem em seu sonho e que todos trabalhem juntos para realizá-lo. Ao final, quem ganha é a empresa!

8 – Busque informações e se atualize
Não importa se a empresa já tem 20 anos e está bem consolidada no mercado, o gestor com visão empreendedora não quer ficar preso ao passado. O empreendedor é ávido por informações. Ele sempre quer se atualizar, participar de capacitações, cursos, workshops e feiras que lhe permitam conhecer o que há de mais moderno no seu ramo. Quando o negócio está começando essas são atitudes vitais! Se o empresário não se preocupar com inovação dificilmente vai conseguir conquistar o mercado.

9 – Saiba enfrentar crises
Não importa se o problema for uma mudança brusca na economia ou o surgimento de uma concorrência desleal, o empresário com perfil empreendedor vai encontrar uma forma criativa para enfrentar o momento. O empreendedor tem consciência de que toda empresa está sujeita a uma crise. E ele deverá estar preparado! A solução pode estar tanto na criação de um produto inovador, quanto no lançamento de uma promoção. O importante é que o gestor encontrará uma forma de retomar a competitividade.

10 – Admita os próprios erros
Por fim, o empreendedor de verdade é aquele que não se deixa levar pelo ego. Ele sabe admitir os próprios erros e quando isso acontece trabalha para buscar as soluções. Um empreendedor faz avaliações constantes sobre a forma como administra o próprio negócio e a partir desse senso crítico consegue implantar novas estratégias de gestão. Ele também sabe ouvir sugestões dos colaboradores e principalmente as queixas vindas dos clientes. Um empreendedor não enxerga os erros como algo negativo, mas como uma oportunidade de acertar.

Você se identificou com o perfil empreendedor? Tem utilizado essas características para dirigir sua empresa? Compartilhe aqui sua experiência!

O seguinte texto Você tem Perfil Empreendedor? foi postado pela primeira vez no Canal Guia Instituto Usuário Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário