terça-feira, 25 de setembro de 2018

O Valor da pesquisa de opinião para melhorar a qualidade dos serviços

Sempre que nós precisamos de uma dica ou conselho sobre nossa vida procuramos por um amigo próximo ou alguém da família para nos ajudar, não é mesmo?

Estas pessoas nos conhecem bem e, na maioria das vezes, sabem o que pode ou não ser melhor para nós. Com as empresas não é diferente.



Quem é o amigo mais próximo do seu serviço? 


O seu cliete, claro. Podem haver outros amigos blogueiros, mas são os nossos leitores que nos acompanham durante anos, que lêem nossos posts, que assinam nosso feed, nos seguem no twitter, curtem nossa fanpage no facebook etc. Por isso, é importante que o blogueiro ouça sempre os seus leitores, desde os mais antigos até aqueles que conheceram o blog há pouco tempo.

Assim, trouxe hoje um post que fala um pouco sobre a importância da pesquisa de opinião para melhorar o valor e a qualidade dos negócios. Acredito que esta é uma das ferramentas mais eficazes que temos para medir a qualidade de nossos posts, de nosso layout, de nossas promoções, de nossa linguagem etc.

A importância da pesquisa de opinião

Como comentado acima, a pesquisa de opinião serve para o blogueiro medir a aprovação, ou não, dos leitores com relação ao que ele posta no blog. Mas, além disso, a pesquisa de opinião pode ser uma ferramenta muito eficaz na hora de promover algumas mudanças no layout do negócio, por exemplo.

Com ela os leitores poderão sugerir melhorias, criticar algo existente que os incomoda etc. Assim, o blogueiro consegue visualizar aquilo que desagrada o seu leitor, bem como as coisas que talvez não precisem ser melhoradas.

Através da pesquisa de opinião você saber quais pontos ele precisa melhorar com relação ao conteúdo publicado, a publicidade no negócio, o comportamento do cliente nas redes sociais da empresa etc.

É possível, ainda, elaborar uma pesquisa de opinião integrada com um questionário do perfil dos seus clientes para alimentar um midia-kit do negócio com informações precisas sobre seu público e a avaliação que ele faz de você.

Como realizar uma pesquisa online

Você pode realizar uma pesquisa de opinião de diversas formas. Existem muitos aplicativos por aí que nos auxiliam nesta tarefa. Abaixo vou comentar algumas delas:

O importante é fazer testes e procurar conhecer o maior número de ferramentas, a fim de escolher aquela que corresponde às suas necessidades e expectativas.

Conclusões sobre pequisas que geram valor

Como vimos acima, a pesquisa de opinião é uma arma altamente eficaz para coleta de informações e impressões de seus clientes.

Por isso, é importante que o empresario dedique uma parte do seu tempo a definir aquilo que ele deseja saber, listar questões relevantes e inteligentes e criar um formulário conciso e objetivo, utilizando alguma das ferramentas que citamos acima, ou outra de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário